sábado, 17 de maio de 2014

UM PAÍS DE MARGINAIS!

*Dr. Paulo Lima

“Ele não precisava ter feito isso. De forma alguma. Somos pobres, mas não precisamos roubar”!
Começo estas “mal traçadas linhas” transcrevendo a dor e a vergonha de seu SEVERINO DA SILVA, um trabalhador pobre e honesto, sentidas por conta da prisão de seu filho, que participou dos saques ocorridos na chamada “greve” da Polícia Militar de Pernambuco. Greve ova; motim, volto a repisar! Deixa prá lá... A dor de seu Severino da Silva se encontra estampada na primeira página do JORNAL DO COMMERCIO, edição de hoje, dia 17 de maio, e me deixou deveras sensibilizado, daí o motivo deste desabafo.
Eu sei que vocês, minha meia dúzia de fiéis e pacientes leitores, por certo viram a minha opinião colocada em algumas postagens do Facebook, relativamente aos dois dias de terror que o povo de Pernambuco viveu, em razão desse evento que muitos teimam em chamar de “Greve da PM”.  Numa dessas postagens, compartilhada por alguns, poucos, é verdade, mas de logo fica registrada a minha gratidão, exaltei a grandeza e a honestidade do povo do meu Estado, Pernambuco, do qual eu tenho muito orgulho de ser filho e vi, em resposta, algumas postagens onde são tecidos comentários desairosos e desabonadores, não só contra os pernambucanos, mas contra o povo brasileiro, de um modo geral.
Sinceramente, eu não sei porque alguns imbecis (este é o termo adequado) têm tanto ódio e ressentimento do nosso povo e têm tanto prazer em falar mal do nosso País! Acho que sei a resposta: tudo não passa de complexo de vira-lata, posto que muito embora tenham nascido na Casa Grande, gostariam em viver em outro país, Estados Unidos ou Inglaterra, por exemplo. Em verdade não passam de hipócritas, travestidos de moralistas. Querem ver um exemplo?
O que vocês acham que fariam alguns desses falsos moralistas, encastelados em suas “casinhas de pombo”, que chamam de apartamentos na Av. Boa Viagem, se vissem um acidente com um carro forte, cujas portas abertas despejassem maços de dólares no chão daquela avenida? Será que ligariam imediatamente para chamar a polícia para proteger o patrimônio em questão, ou correriam para pegar alguns maços de notas?
Ora, faça-me um favor!
O que quero mostrar, com esses meus escritos, é que o povo de meu estado, Pernambuco, é em sua maioria um povo honesto, um povo bom, como de resto é o povo brasileiro e que não pode ser ofendido por alguns falsos moralistas de plantão, somente porque alguns marginais cometeram os atos de bandidagem, tão amplamente divulgados pela imprensa, nesse fatídico evento. E certo que eles cometeram atos de bandidagem, e se vocês quiserem denominar de crimes, tudo bem, até concordo; mas, será que são mesmo bandidos, na mais completa acepção da palavra, ou alguns deles, como o filho de seu Severino Silva, por exemplo,  marginalizado do consumo de bens somente acessível às classes sociais mais abastadas,  estava apenas tentando experimentar a sensação do que é possuir um computador ou celular de última geração? A resposta deixo para você, que me lê neste momento.
Em tempo:
Estou escrevendo este artigo para me redimir, em parte, dos termos fortes escritos e postados no facebook, acerca desse lamentável evento, muito embora não tenha generalizado, pois sei que crimes foram cometidos por alguns bandidos mas estes, minha gente, são a minoria absoluta e por isto mesmo quero deixar bem claro que acredito na honestidade, tanto do povo de Pernambuco como do povo brasileiro, ao tempo em que quero dizer do orgulho que tenho de ser pernambucano!
Um abraço a todos.

*PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de Procurador Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário