sexta-feira, 8 de maio de 2015

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!

*Por Dr. Paulo Lima

Hoje de manhã, caminhando pelas areia não tão claras da praia de Rio Doce, aqui em Olinda, o pensamento deu um vôo até o início dos anos 70. Lembrei de um programa de rádio que era retransmitido pela Rádio Difusora de Limoeiro, salvo engano denominado de “Super Manhã”. No referido programa havia um quadro no qual o locutor transmitia mensagens de otimismo, acompanhadas das previsões diárias do horóscopo. Acredito que esse programa ou, ao menos esse quadro, era campeão de audiência na nossa região agreste, pois lembro de inúmeras casas em minha cidade, Vertentes, onde o mesmo era sintonizado nas manhãs. Não sei quem era o locutor da época, que dirigia o programa, mas lembro bem que o quadro - bom dia, bom dia mesmo - era da autoria de Omar Cardoso.
Em consulta ao Dr. google  (eita bicho sabido)  verifiquei que Omar Cardoso foi um dos astrólogos mais famosos da chamada era de ouro do rádio, além de locutor de prestígio nacional e o seu programa, gerado em São Paulo, era retransmitido por centenas de emissoras de rádio por esse Brasil afora. Iniciava os seus programas diários com a seguinte frase de otimismo: “Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou cada vez melhor”! Acredito que isso tem a ver com a filosofia positivista de Augusto Comte, mas vinha bem a calhar num período em que o milagre brasileiro era cantado em música, prosa e verso, enquanto o cacete e a tortura comiam soltos nos porões da ditadura militar, de triste memória. Mas, confesso que, na minha quase inocência adolescente gostava de ouvir o programa com as previsões astrológicas e, principalmente, as palavras animadoras de Omar Cardoso. Afinal, naquela época o rádio era a forma mais democrática e eficaz que o povão tinha para se entreter e ficar informado.  Acredito que ainda continua sendo, até que a internet seja disponibilizada para a quase totalidade dos brasileiros, o que certamente ocorrerá em breve tempo, com a disponibilização da banda larga grátis em todos os recantos deste nosso País, um dos desafios a serem levados a efeito pela Presidente DILMA ROUSSEF.
E por falar nisso, parece que o panelaço desta semana, convocado pelos coxinhas, foi um retumbante fracasso! Ao menos aqui em Rio Doce, na Marin dos Caetés, não ouvi nenhum som de batida em panela e, para confirmar se os meus ouvidos não estavam me traindo, na hora em que estava sendo televisionado o programa do PT, saí à frente da casa onde moro e o que vi foi uma lua maravilhosa num céu límpido, iluminando as águas cristalinas do mar, cujas oscilações do espelho d’água chegavam a ofuscar os nossos olhos tal o brilho que irradiava! Danou-se, viram como estou inspirado? Soube depois, que nem mesmo nos bairros ditos nobres da região metropolitana, capitaneados pela famosa Boa Viagem, se ouviu o barulho ensurdecedor da batida das panelas, como haviam prometido pois, segundo consta, apenas meia dúzia de coxinhas se atreveu a sair à varanda dos seus luxuosos apartamentos para protestar. Pense num povo sem noção… Mas, certamente deve ser a crise que chegou às classes média e alta de nossa sociedade e eles não estão querendo riscar suas panelas de teflon, que devem ter tido um aumento estrondoso com essa inflação galopante divulgada pela Rede Globo e demais emissoras congêneres e eles certamente não querem ter esse grande prejuízo financeiro.
Mas eu não sei porque me danei a falar de coxinhas, já que o que pretendia com estas mal traçadas linhas era falar um pouco do rádio e da sua grande  importância, mesmo nos dias atuais, para a informação das pessoas, já que informação é vital. Também queria deixar claro, que, independentemente de eventuais agruras que estivermos eventualmente passando, devemos nos lembrar sempre que tudo passa e o pensamento positivo é um grande remédio, pois bons pensamentos atraem coisas boas e, parafraseando o astrólogo Omar Cardoso, apesar de todo o pessimismo propagado pelos coxinhas, devemos guardar e repetir sempre, ao nos levantar, a seguinte frase: “todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou cada vez melhor!” “Bom dia, mas um bom dia mesmo!”

Um abraço a todos.


*DR. PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de Procurador Federal. 

Um comentário: