sábado, 25 de abril de 2015

RACHOU! Confira na íntegra o pronunciamento da Vice Prefeita Lucinha que rachou com o Prefeito Odon Ferreira!

TORITAMA: Mais um racha entre Prefeito e Vice eleitos em 2012 se consolidou no Pólo das Confecções do Agreste pernambucano. Depois dos rompimentos de Edson Vieira (PSDB) e Dimas Dantas (PP), em Santa Cruz do Capibaribe e Evilásio Araújo (PSB) e Lero (PDT), em Taquaritinga do Norte, Toritama também entrou nesse rol com o racha entre o Prefeito Odon (PSB) e sua Vice Lucinha (PSDB), que foi oficializado através de nota e coletiva pela vice na manhã desta sexta-feira (24), na Capital do Jeans. O racha apimenta ainda mais o caldeirão da sucessão municipal que promete intensas disputas para o pleito que se avizinha. Confira, na íntegra, o pronunciamento de Lucinha:  
ABERTURA: Bom dia a todos os ouvintes e população de Toritama. Primeiramente gostaria de agradecer ao excelentíssimo presidente da câmara de vereadores o Sr. Nilton de Enoque, por ceder o espaço para a realização dessa coletiva. Agradecer aos demais vereadores e cidadãos toritamenses que se encontram presentes. Agradecer também as emissoras de rádio de nossa cidade, Líder e Toritama FM, que estão transmitindo essa coletiva ao vivo, e a todos os meios de comunicação aqui presentes.
PRESTAÇÃO DE CONTAS: Estou aqui hoje, para fazer um pronunciamento oficial como qualquer representante legítimo do povo. Ao mesmo tempo pode se chamar de uma prestação de contas sobre minha participação nessa administração.
Em primeiro lugar, agradeço ao prefeito por ele ter cumprido comigoa promessa feita em campanha, que íamos governar o nosso município junto, porém não me deu o suporte necessários.
Mas, quero deixar claro que ao contrário do que se diz na cidade, sobre as 2 secretarias que me seriam passadas, estive a frente apenas da pasta da saúde, pasta pela qual me foi designada a nomear e acompanhar o trabalho da equipe. Diferentemente da secretaria de indústria e comércio, onde apenas SUGERI o secretario e que esse tomava todas as decisões diretamente com o prefeito, MAS sem a minha participação.
Todos sabem que desde o início de nosso mandato, assumi essa pasta com muita alegria e amor, formando uma boa equipe de profissionais comprometidos a realizar não só o meu sonho de melhorar a saúde da nossa cidade, mas também o sonho de toda população, que estavam carentes desta prestação de serviços. E confesso a vocês que não foi fácil.
Como todos podem ver o trabalho da equipe da saúde, conseguimos melhorar os atendimentos no hospital, o qual ficou fechado por 2 meses na gestão passada, e onde passamos a ter 2 médicos plantonistas que atendem entre 5 a 6 mil pessoas por mês. E também a realização de partos, que antes não eram realizados em nosso hospital.

Com os recursos próprios da secretaria conseguimos comprar o eletrocardiograma e o Raio-X, esse que ainda não está em funcionamento pelo fato de ter tido que mudar as instalações elétricas que não eram adequadas, e que hoje já possui sala reformada e pronta.
Através de nossos esforços em busca de recursos federais, conseguimos junto com o Deputado Bruno Araújo uma emenda no valor de R$ 339 mil reaisque serviu para compra de2 carros que foram, 1 s-10 e  1 Pálio, e acompra de equipamentos como(Ar condicionado, tvs, cadeiras, mesas, Datashow, geladeiras, bebedouros) e mais a compra de 1 carro doblô pelos recursos da atenção básica.
Com recursos repassados pelo ministério da saúde, e com as economias da secretaria compramos mais 4 carros, que foram 2 ambulâncias Ducato, 1 Ducato TFD e 1 Siena. Tudo com o intuito de diminuir a locação de carros e evitar mais despesas para o município. Além da construção de 3 UBSs adquiridas com os recursos do ministério da saúde.
Lembrando que não é simples o procedimento de adquirir esses recursos, pois para isso é necessário a elaboração de projetos e interesses por parte de quem está à frente da pasta. Como vocês podem ver, na história da cidade de Toritama, fomos os primeiros a conseguir tantos recursos para realizar obras. Pois ainda temos a aprovação de outras emendas para o município que somam mais de R$ 1 milhão de reais, mas que aguardam a liberação junto ao ministério. E isso só foi conseguido na gestão da saúde, frutos do trabalho realizado em 2013 e concluído em 2015.
Estamos oferecendo na policlínica atendimento especializado de mastologista, pediatra, psiquiatra, ginecologista, dermatologista, fonoaudióloga, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, ultrassonografia e teste do pesinho, além de ortopediacom atendimento no hospital e também a marcação de exames de alta complexidade, como tomografia, dissometria óssea, e ressonância magnética.
Melhoramos o transporte dos pacientes para as outras cidades como Recife, Caruaru e Agrestina. Abrimos também um CAF (Centro de Abastecimento Farmacêutico) para distribuição de medicamentos para o hospital e postos de saúde.
Conseguimos colocar em funcionamento com maiores condições de atendimento as 7 UBSs e abrimos mais 1 nova UBS no bairro do coqueiral.Totalizando 8 UBSs. Melhoramos as condições do CAPs. Enviamos os projetos para o ministério da saúde, o qual aprovou a liberação para aberturade mais 3 UBSs, mas devido à redução de repasses por parte da prefeitura, isso ficou impossibilitado.
Além de tudo isso, a nossa maior conquista, foi a reforma do Hospital através de convênio de parceria Público/Privada, que teve como primeira etapa do projeto areforma do setor de atendimento imediato (emergência, sala de medicamentos, leito de observação) da recepção e da fachada.  Agora, abrimos o processo de carta convite, a qual espero que a nova administração da pasta dê continuidade para a realização da conclusão desse projeto.
Aproveito para informar a todos vocês, deixando tudo aqui muito bem esclarecido, que todos os investimentos da saúde foram feitos através de tudo que entrava como repasse todo o mês. Ou seja, não fica nada para ser pago nos meses seguintes. Até mesmo os 4 carros, que ainda não foram entregues, já estão TODOS quitados!!! Isso se chama, planejamento!!! Se quem assumir essa secretaria daqui pra frente fizer o mesmo planejamento que nós da saúde fizemos, terá dinheiro SUFICIENTE para dar continuidade aos trabalhos, isso se o prefeito não travar os repasses.
Na oportunidade que tive na última coletiva, eu falei a todos vocês que o meu desejo era transformar a saúde da nossa cidade, e com o pouco espaço que tive, mediante todas as dificuldadesrealizamos até mais do que estava proposto no plano de governo para área da saúde, pois batalheie consegui mostrar qual a minha maneira de administrar, FAZENDO ACONTECER!!!!!


SOBRE O MEU AFASTAMENTO: Pois sei que todos aqui presente e até os que nos ouve neste instante, querem saber o que me levou a acatar o rompimento com o atual prefeito. Quero aproveitar esse momento para esclarecer, alguns fatos que ocasionaram no meu afastamento com o atual prefeito. Eu ouço rádio, acompanho os programas, os blogs, não só da cidade, mas da região. E via constantemente as cobranças do povo para com o governo municipal. Via que o povo cobrava com razão, pois foi este povo que um dia acreditou que as coisas aconteceriam.
E eu jamais fugi das minhas responsabilidades. Pelo contrário eu também cobrava ao chefe do executivo que procurasse atender os pedidos desse povo, que um dia deixaram tudo de lado e nos deram o maior valor que um filho da terra pode ter, que é comandar o seu município e fazer o melhor pelo seu povo. Mas pouco a pouco eu via que a minha luta era em vão, pois fora da saúde, nada mais andava como deveria. Eu cobrava e se vocês lembrarem da nossa última coletiva, lembrarão que até o próprio prefeito disse em sua fala, que não aguentava mais as minhas cobranças.
Quando falo, que sempre cobrava melhorias, ações e obras, estão aqui alguns vereadores, que não me deixarão mentir, pois foi com eles que estivemos, por diversas vezes, pedindo algo ao prefeito, porém só ficávamos no campo das promessas e agora no fim, o que recebíamos era um senhor "Não" como resposta.
Para provar que em nenhum instante eu esqueci das minhas promessas feitas ao meu povo, estou aqui em mãos com uma cópia daquele que seria o nosso plano de governo, plano este elaborado no início de nossa campanha em 2012, e quando vejo fico triste e o que me serve de consolo é que nem tudo foi perdido, pois pelo menos em alguns pontos alguns tiveram o certo desempenho, cito aqui o bom trabalho na área da saúde e da ação social. Mostrando que a saúde e a ação social tiveram o comprometimento de realizar todas as ações prometidas. 
Faço lembrar que eu não critico as pessoas a frente das pastas, mas a falta de atenção do gestor para com elas. Pois temos brilhantes profissionais, mas que pena que o gestor não veja o mesmo e os deixe sem forças para realizar as suas ações. Dando como exemplo, Jean, Áureo, Ângela, Vilmar, Douglas,Edla... enfim.
Voltando ao que está contido naquele que seria o nosso plano de governo, vejo que em termos de obras, quase nada foi cumprido. Vejamos:
Na Educação foram prometidos a construção de:
* 3 escolas;
*Construção de creches;
*Construção dequadras esportivas, quando digo isso, me refiro a construção em em nosso mandato, E NÃO só a continuação de obras inacabadas de governos anteriores!!!
Na área de cultura, lazer e urbanismo:
*Construção de teatro;
*Campo de Futebol;
*Implantar um sistema de iluminação ligando o centro da cidade ao bairro Deus é Fiel e até a saída pela PE-90 para a cidade de Vertentes.
* E até o prédio da prefeitura.
Além de outros que se eu for enumerar, iria tomar muito tempo, e tempo é ouro. E por falar em tempo creio que todos estão se perguntando, de o porquê só agora ela veio trazer isso à tona?
Eu já sentia que o prefeito já não me queria ao seu lado, pois, para algumas pessoas ele sempre deixou transparecer de que não gostava das minhas cobranças e Atitudes, comecei a ver as dificuldades e obstáculos de colocar em prática o nosso plano de governo que foi prometido na campanha.
Onde criou-se uma ideia de dentro do grupo do prefeito que não seria bom para ele dar as condições que eram precisas para eu conseguir colocar a saúde a diante, alegavam que tal atitude só fazia com que eu crescesse politicamente, agora quero lembrar que o acordo feito com o prefeito foi ele fazer um bom governo, prometido durante toda campanha, assim sendo feito com certeza eu estaria com ele até o fim, pois para mim o importante era que isso fosse feito!Mas se passaram 2 anos e 4 meses e não vi nenhum comprometimento do prefeito com o que foi dito em campanha e até no plano de governo.
Aproveito para esclarecer os reais motivos que me levaram a demorar a concluir as obras que iniciei na pasta da saúde. Querem saber que motivos foram esses? Além dos nãos, houveram também os constantes cortes nos recursos e os pedidos de redução de funcionários da folha de pagamento. Ele nunca me apresentava as folhas das outras secretarias, só pedia que eu cortasse os da minha secretaria. 
Mesmo assim tenho a honra de deixar claro que quando estive a frente da saúde, consegui realizar tudo que já mencionei mesmo com poucos recursos por ele repassados, pois até mesmo no plano de governo estava previsto um repasse de 25% para a saúde, e atualmente recebi um relatório passado por ele onde, no ano de 2014 foi repassado 23% e que agora em 2015 está previsto um repasse de apenas 18%. Se por acaso ele continuar com os 23% quer dizer que a perseguição é mesmo comigo!!!
Outro ponto que me deixou surpresa foi a atitude dele, no que se refere a votação realizada nesta casa pelos nobres vereadores, quanto a votação do pedido de abertura processo de investigação, por improbidade administrativa. Quando recebi uma informação que no momento da votação da câmara em que saiu o resultado final, ele num momento de fúria disse que eu não tinha tido postura de aliada, nem eu e nem os vereadores, que faltou atitude minha. Atitude é uma coisa que eu tenho, já dele eu tenho dúvida, quando nas eleições para deputado federal a secretária da Mulher, filha do prefeito, apoiou um outro deputado. Assim como o senhor me cobrou atitude com os meus vereadores, porque o senhor não teve a atitude de pedir que ela votasse no nosso deputado? Que nos deu total apoio em nossa campanha?
Além disso, os vereadores do meu partido, são livres para tomar as decisões que quiserem, eles são donos do mandato deles, e não devem satisfação a mim, e sim ao povo!! Que foram os que os elegeram. 
É diante desses fatos que me sinto obrigada a me desligar desse governo!!Porque é impossível trabalhar com um governo que hoje a gente pede e o prefeito não faz!! Estava pronta para entregar a pasta da saúde assim que concluísse a construção das UBSs , a finalização da reforma do hospital e a entrega de mais 4 carros, mas diante de tanto desmando com o governo e a falta de respeito com a população eu não aguentei mais esperar. Pois é impossível ficar em um cargo sem condições de trabalho.
Essa foi uma decisão pensada, eu tinha um objetivo, que era mudar a realidade da saúde de nossa cidade, e fui até onde pude, mesmo em meio a tantos obstáculos. Eu provo e está para todo mundo ver o que pude conseguir junto com toda minha equipe de trabalho. Espero que a nova equipe que vai assumir dê continuidade nesse trabalho e quero dizer que estamos à disposição para ajudar. 
Administrar um órgão público não é para todos, para isso é preciso preparação, união e objetivo para realizar obras para o povo!!! Povo este que vão as urnas votar naqueles que acreditam que podem fazer o melhor para a cidade!
Senhor prefeito, a prefeitura não é sua, ela é do POVO! Que nos deram a confiança e nos colocaram lá, para fazermos e darmos o melhor de nós. Todo o meu trabalho foi em busca de fazermos um bom mandato, mostrar para a população que poderíamos fazer tudo aquilo que havíamos prometido. Fiquei surpresa quando soube da sua reação com o resultado da votação que houve na câmara, quando o senhor gritou que tinha rompido comigo e que iria tirar todos os profissionais que eu indiquei. Mas lembre-se que esses profissionais também votaram no senhor! Dedicaram seus trabalhos para reconstruir a saúde da cidade que estava um caos e que hoje dá exemplo de funcionamento até para as cidades vizinhas! Cuidado com atitudes não pensadas, pois quem tem o poder nas mãos é o POVO!
Por fim, digo que jamais me calei ou me calarei diante das dificuldades, estou ciente da minha decisão, sei das consequências, saberei com quem poderei contar, mas como tudo na minha vida foi na base da superação. É nessa palavra "superação" que eu seguirei o meu caminho. Saibam que em nada eu mudei, eu tenho esse compromisso de melhorar nossa cidade que é levar meus sonhos se tornarem realidade para esse povo!!!! Meu muito obrigado! (Com informações de Wendell Galdino / Fotos: Reproduçao Facebook /Watzapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário