BRASÍLIA: O Plenário do Senado aprovou, em primeiro turno, projeto que altera a
Lei de Licitações e Contratos. O texto tem sido defendido pelos senadores como
um novo marco legal para essa área. Além de trazer regras novas, consolida
regras presentes em diferentes leis que tratam das licitações, do pregão e do
Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). O projeto (PLS 559/2013)
segue para a Câmara dos Deputados.
- Nós estamos próximos
a tomar, talvez, a mais importante decisão deste ano legislativo, que é a
atualização da lei de licitações - disse o presidente do Senado, Renan
Calheiros, citando San Tiago Dantas, para quem as leis envelhecem e precisam,
portanto, ser modernizadas e recuperadas e atualizadas.
Entre as inovações,
destacam-se a inversão de fases – o julgamento das propostas antes da
habilitação – e a contratação do seguro, que poderá garantir a conclusão de uma
obra pública em caso de dificuldades enfrentadas pela empresa contratada. O
texto também estabelece o fim dos projetos básico e executivo, inserindo a
figura do projeto completo.
PROCESSO: O texto aprovado é um substitutivo
(texto alternativo) do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) ao
projeto, de iniciativa da comissão temporária da modernização da Lei de
Licitações. O projeto também foi analisado pela Comissão Especial do
Desenvolvimento Nacional), criada para apreciar os projetos da Agenda Brasil,
pauta apresentada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, com o objetivo de
incentivar a retomada do crescimento econômico do país.
Segundo Bezerra, o
texto contempla medidas importantes para uma legislação mais ágil e segura
sobre o assunto. Ele explicou que, diante de emendas e sugestões apresentadas
por senadores e integrantes do governo, foram feitos vários ajustes no texto
final. O parlamentar destacou as contribuições de órgãos como Ministério do
Planejamento, Casa Civil e Tribunal de Contas da União.
Para a senadora Katia
Abreu (PMDB-TO), que relatou o projeto na comissão especial, a lei é essencial
para o setor público, mas tinha inconsistências que precisavam ser resolvidas. -
Nós ouvimos mais de 40 entidades de todo o país para que pudéssemos melhorar
essa lei importante para o setor público, mas que tinha diferenças e problemas.
Na verdade, ao invés de facilitar e ajudar a fiscalização, estava fazendo até
mesmo o efeito contrário – argumentou.
O trabalho dos
relatores foi elogiado pelos senadores que se pronunciaram em plenário. Para
Ronaldo Caiado (DEM-GO), o texto moderniza as licitações e traz novos métodos
que podem permitir mais agilidade e diminuir a burocracia, sem perder
garantias.
O senador Reguffe (sem
partido-DF) reconheceu os avanço do projeto, mas criticou a ampliação das
possibilidades de aplicação do Regime Diferenciado de Contratações, criado na
época da Copa do Mundo. O regime flexibiliza algumas regras das licitações. - O
que nós vimos foi uma série de escândalos envolvendo a construção de estádios
para a Copa do Mundo. Do mesmo jeito, eu acho que essa flexibilização agora,
para vários setores da economia, não é o melhor para o contribuinte, não me
parece a melhor prática – lamentou.
LIMITES: Uma das
medidas previstas no projeto é a reformulação do conceito e dos limites de
aplicação da contratação integrada, que agora somente poderá ser adotada para a
contratação de obras, serviços e fornecimentos de grande vulto. O projeto ainda
trata da responsabilização solidária da empresa ou prestador de serviços pelo
dano causado ao erário na contratação direta indevida, por dispensa ou
inexigibilidade de licitação. Além disso, o projeto estabelece como crime a
omissão de dados ou informações e estimula a administração a recorrer ao pregão
e à concorrência.
O texto também inova,
ao criar a modalidade do diálogo competitivo, já usada por muitos países da
Europa. Trata-se de uma modalidade de licitação em que a administração pública
realiza diálogos com licitantes previamente selecionados para desenvolver
alternativas capazes de atender às suas necessidades. Ao final do diálogo, os
licitantes apresentam proposta final. Normalmente esse tipo de licitação é
usado em casos de inovação técnica ou de tecnologias de domínio restrito no
mercado.
MUDANÇAS: Depois da aprovação em primeiro turno, os senadores
apresentaram mais 57 emendas. Além de seis modificações sugeridas pelo relator,
11 emendas foram acatadas. Algumas delas, dos senadores Humberto Costa (PT-PE)
e José Pimentel (PT-CE), tratam da inclusão nos critérios de desempate e de
preferência das licitações os bens e serviços de empresas que comprovem o
cumprimento da reserva de cargos para pessoa com deficiência e para bens e
serviços originários do Mercosul.
Outra emenda, do
senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), muda os critérios de inexigibilidade de
licitação, quando a contratação é direta. A sugestão do senador foi usar os
critérios previstos na Lei das Estatais, aprovada em junho deste ano. Essa dispensa pode ocorrer para a compra de
materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por uma empresa, para a contratação de
artistas consagrados e para serviços técnicos altamente especializados.
Outra alteração
aprovada, também sugerida pelo senador Anastasia, é a previsão de que as ordens
dos tribunais de contas para a suspensão de licitações definam objetivamente as
causas e, nos casos de contratação por emergência, esclareçam como se garantirá
o atendimento do interesse público. A emenda também determina que os tribunais
de contas só poderão suspender cautelarmente um processo licitatório uma vez e
pelo prazo de trinta dias, sem prorrogação. (Agência Senado)
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