sábado, 7 de dezembro de 2013

ARTIGO: Retrospectiva das Eleições de 2000.

*Por Marcos Pontes 

Depois de muitas tentativas e muitas frustrações o grupo CALABAR chegava a maturidade, nos quatro cantos do município pairava no ar o desejo de mudança, todos sentiam que era chegada a hora e a chapa composta pela dupla ZECA-LULU conseguiu o que para muitos parecia impossível: derrotar o “TAMPA”, como era conhecido JÂNIO, candidato à reeleição e tido, até então, como imbatível. De fato, foi uma das maiores surpresas das eleições daquele ano em toda a região, pois se havia uma reeleição dada como garantida era a do prefeito de Taquaritinga.
Mas, vamos aos fatos: depois de mais um mandato, em que a marca da sua administração foi o pouco caso com aqueles que iam de encontro aos seus pensamentos, o atual prefeito partiu para a tentativa de reeleição, sendo que a campanha começou de forma surpreendente dentro do grupo que ganhou as eleições. Considerado o candidato natural do grupo por mais de três anos, Zezé Arnóbio foi surpreendido por uma articulação bem feita por aqueles que defendiam o nome de Zeca e perdeu a convenção por 68 a 60 votos, convenção esta que foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Mesmo assim, honrando sua palavra, lançou seu filho Leonardo como candidato a vereador, empenhando-se na campanha majoritária e fazendo de seu filho o vereador mais votado pelo grupo CALABAR. Foi uma disputa acirrada, em que a organização foi a marca registrada do grupo vitorioso.
Fatos como as desistências dos candidatos a vereador  Samuel e Edmirson Danda, que buscava a reeleição, e que passaram para o lado vermelho, possibilitaram o maior comício da época, denominado de “VIRA-VIROU”, quando a possibilidade de vitória do CALABAR tornou-se concreta. Ao final, por 351 votos de vantagem, ZECA era o novo prefeito de Taquaritinga, pondo fim ao reinado do grupo BOCA-PRETA depois de mais de 40 anos era o fim de um velho encanto que vinha desde os tempos de seu Pereira e que ainda sofreu outro baque na eleição para a presidência da Câmara de Vereadores Gusto, o último dos vereadores eleitos, em troca de assumir a presidência da Câmara no 1º biênio, aliou-se ao prefeito eleito, dando-lhe a maioria por 5 x 4 e que teria o Professor Jurandir como presidente no 2º biênio, numa eleição polêmica ao tirar de Leo o direito de ser o presidente, por razões que não nos cabe aqui comentar.
Os demais vereadores eleitos foram Gilson e Rogéria pela coligação do prefeito eleito e Jarbas, Borges, Demar e Bila Lages, pela nova oposição.Vale registrar também que foi a partir dessa eleição que Pão de Açúcar passou a se chamar  CAPITAL CALABAR, pois só neste distrito a frente pró-Zeca foi mais de 600 votos, tirando toda a frente colocada por Jânio e garantindo a vitória do vermelho, o que se repetiria nas eleições de 2004 e 2008.  A “casa de Béia”, havia sido adquirida pelo empresário Albérico Farias (Béia) pouco antes das eleições,e ali nasceu um tabu: desde que foi construída, seu proprietário não perde eleição para prefeito em Taquaritinga.
Outro fato que merece ser lembrado é a aposta do Vectra contra o Toyota, tida por muitos como combustível final para a militância Calabar cair em campo, em consideração ao amigo Béia. Começava, assim, o reinado do grupo CALABAR à frente dos destinos de Taquaritinga, que hoje já soma quatro vitórias e que só foi interrompido pela cassação, em 2007, do prefeito reeleito Zeca em 2004, mostrando a força do grupo CALABAR. Na próxima terça-feira voltaremos para contar essa história. Um abraço.

*Marcos Pontes é Universitário e Funcionário Público.

OBS: Os artigos publicados no Blog do Elisberto Costa não refletem necessariamente a opinião do Blog e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário