quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PRESTANDO CONTAS: Entrevista com a Vereadora Rogéria Coelho, Presidente da Câmara de Taquaritinga do Norte.

Vereadora em seu quinto mandato, Rogéria Cristina de Carvalho Coelho, mais conhecida por Rogéria de Zeca, tem a frente a missão de comandar a Casa Legislativa Miguel Lucas de Araújo, função que vem exercendo com maestria e promovendo o enxugamento dos gastos e também prestando contas frequentemente de todas as despesas realizadas na Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte. Conheça um pouco dos desafios enfrentados, as ações desenvolvidas, as perspectivas para o futuro nesta entrevista onde a Vereadora Rogéria faz uma breve prestação de contas de seu primeiro ano de mandato a frente do comando da casa Legislativa Miguel Lucas de Araújo.
Que balanço a Senhora faz deste seu primeiro ano a frente do comando da Casa Legislativa Miguel Lucas de Araújo?
ROGÉRIA: Faço um balanço positivo. Ao darmos início a nossa gestão busquei fazer com que a transparência na administração fosse prioridade, fazendo assim não só cumprir lei, mas poder levar ao cidadão o conhecimento de como são gastos os recursos desta Casa legislativa.

Quais foram as principais conquistas deste primeiro ano de sua gestão?
ROGÉRIA: Às principais conquistas, em termos administrativos foi à transparência e publicidade. Em termos práticos podemos ampliar o número de equipamentos de informática e melhoramento no serviço de som no plenário também com a aquisição de novos equipamentos. 
Em que setores podemos citar aos avanços se comparando a gestões anteriores?
ROGÉRIA: O nosso maior avanço foi a transparência de nossa gestão. Implantamos o modelo de prestação de contas quadrimestral, onde as receitas e as despesas da Câmara são prestadas contas, nesse modelo, contamos com o apoio do nosso contador e com o controle interno.

Quais os maiores desafios enfrentados?
 ROGÉRIA: Os maiores desafios enfrentados foi administrar com pouca disponibilidade financeira. O duodécimo da Câmara neste ano de 2013 foi apertado tenho em vista o aumento do número de Vereadores de 9 para 11, bem como os reajustes dos salários dos mesmos. Torna-se difícil, porém dentro de nossos limites conseguimos manter em pleno funcionamento os serviços administrativos da Câmara.

Como tem sido a experiência de gerir uma Casa Legislativa que tem na oposição um ex-prefeito (Jânio Arruda), considerado um adversário histórico do grupo político que a Senhora sempre militou (Calabar)?
ROGÉRIA: É uma experiência nova. Porém nada me é estranho tendo em vista que há muitos anos milito nesta casa como vereadora. Em relação a convivência com o Vereador Jânio Arruda, esta tem sido harmoniosa e de forma amistosa. Até porque na nossa administração os serviços são feitos com muita transparência, não havendo administrativamente falando, motivos para quaisquer peleja.

Como tem se comportado a bancada de situação?
 ROGÉRIA: Mantemos uma convivência amistosa com todos os colegas vereadores, não só com a bancada da situação, respeitando-se assim as diferenças partidárias. Uma vez eleitos pelo povo de nossa terra manter o sentimento de união e respeito uns com os outros para que assim possamos desempenhar bem o nosso papel de legítimos representantes do povo.
Alguns setores da imprensa vem tecendo ferrenhas críticas a sua gestão e também a sua atuação parlamentar. Como a senhora analisa estes posicionamentos?
 ROGÉRIA: Muitas vezes somos alvos de críticas por parte de alguns da imprensa pelo simples fato de não estarmos atendendo aos seus anseios. Mas a crítica só é válida se for construtiva, se não for, quem a faz, mesmo se envenena. As críticas tecidas a nossa administração e a minha atuação parlamentar em nenhum momento nos afetaram. Estamos conduzindo tudo de forma transparente, estamos com os salários dos vereadores e servidores em dia, nossas obrigações também são pagas mensalmente, os nossos contratos de prestação de serviços nenhum desvirtua de seus objetos, portanto quando de fato houver fundamentação nas críticas serei a primeira a me preocupar.

Financeiramente como se encontra a Câmara Municipal?
 ROGÉRIA: Não houve aumento considerável na receita do município no exercício de 2012 e isso refletiu no duodécimo da Câmara neste ano de 2013. As despesas aumentaram em proporção um pouco maior que o aumento da receita, porém ao longo do ano procuramos manter nossas obrigações em dia e estamos encerrando o exercício com saldo positivo.

Como é a sua relação com o Poder Executivo Municipal? Existe parceria ou funciona o rolo compressor pelo fato da situação ser maioria?
 ROGÉRIA: Não estamos em tempos de ditadura, as decisões são e devem ser discutidas e isso requer diálogo e conversa. A nossa relação com o Poder Executivo Municipal na pessoa do Sr. Evilásio tem sido de forma amistosa, ele tem se mostrado parceiro, até porque a causa não é dele, não é minha e nem de nenhum vereador em particular, e sim do povo.

Existe perspectiva das parcerias entre o Legislativo e o Executivo para execução de obras voltarem a existir em 2014?
 ROGÉRIA: Com relação as parcerias para a realização de obras, estas só poderão acontecer se houver uma melhora considerável no duodécimo para o exercício de 2014.

Existem questões polêmicas que serão votadas em breve como as contas do ex-prefeito e vereador Jânio Arruda. Como a senhora irá orientar os demais parlamentares? Irá seguir as recomendações do Tribunal de Contas, irá prevalecer o sentimento de grupo independente do parecer ou vai orientar para que cada parlamentar tome posição que julgar mais conveniente?
ROGÉRIA: Vamos aguardar os fatos. Com certeza o cumprimento da lei prevalecerá.

Qual a mensagem que a senhora deixa para a população de Taquaritinga e toda região neste fim de ano?
 ROGÉRIA: 2013 está se findando, com ele deixemos para trás todas as tristezas e dissabores vividos. Rogo a Deus que neste fim de ano seja renovado em nossos corações o amor ao próximo, que a paz reine nas famílias, que Jesus se faça presente em cada lar. Que 2014 seja um ano promissor e que o futuro esteja mais próximo de nós. Feliz 2014!

Um comentário: