segunda-feira, 21 de abril de 2014

Eduardo Campos se envolve em polêmica sobre aborto

O ex-governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), pré-candidato à presidência da República, está residindo em bairro nobre de São Paulo. Neste domingo, dia 20, o socialista resolveu fazer uma visita ao município de Aparecida, no interior do Estado e assistir a missa na Basílica da cidade. Foi cercado por jornalistas e alguns lhe fizeram perguntas sobre o aborto, tema sempre espinhoso nas campanhas eleitorais.
Ao lado do cardeal Dom Raymundo Damasceno, Eduardo respondeu que como cidadão, cristão e pai de cinco filhos é contra o ato de interromper uma gravidez. “Minha posição é a posição de todos, não conheço ninguém que seja a favor do aborto”, frisou o pernambucano. Eduardo Campos lembrou que existe uma legislação prevendo o aborto em certos casos e disse que em sua opinião não há o que ser alterado.
O aborto é permitido por lei em caso de estupro, quando há má formação do feto ou risco de vida para a gestante. Segundo o jornalista Jamildo Melo, do Jornal do Commercio, o ex-governador cometeu uma gafe ao ter defendido a atual legislação ao lado do cardeal. É que a Igreja Católica é se posiciona contra o aborto mesmo no caso de estupro.
Mas o problema maior da entrevista foi a repercussão nas redes sociais. No twitter e no facebook a resposta de Eduardo Campos aos jornalistas recebeu muitas críticas. A frase “não conheço ninguém que seja a favor do aborto” foi sendo repetida pelos internautas com ironia. “Então essas pessoas não existem”, escreveu Ieda Maria. Um morador de Pindorama, no interior paulista, também repetiu a frase polêmica e disse que “Eduardo estava dissimulando mais que José Dirceu e Genoíno”.
“Esse argumento de Campos é ridículo demais, né? Não conheço ninguém que seja a favor do aborto. Logo essas pessoas não existem”, tuitou a escritora paulistana Clara Averbuck. Outra internauta, Carolina Cattani, contestou: “Ele deve morar numa bolha”. Tércio Saccol, depois de repetir a frase que gerou inúmeros questionamentos, escreveu: “Eu conheço. Eu sou”.
O tema em questão é dos mais delicados. Em 2010 associaram o PT à proposta de legalização do aborto e isso causou prejuízos à candidatura de Dilma Roussef. Alguns analistas políticos acham que a eleição só foi para o segundo turno por conta dessa vinculação.
Quando o assunto é aborto todo cuidado é pouco. É como pisar em ovos. (Foto e informações: Blog do Jamildo).

Um comentário:

  1. O ex-governador falou como um Cristão, porque nenhuma pessoa que se diz ser cristão é a favor do aborto!

    ResponderExcluir