sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

BARDIGÃO X WESLEY SAFADÃO

 
*Dr. Paulo Lima

Nesses dias instalou-se uma polêmica, que repercutiu nas redes sociais e gerou inúmeros comentários pelas esquinas da nossa Dália da Serra, acerca do fracasso da tradicional festa de Santo Amaro, o padroeiro de Taquaritinga do Norte.  Antes mesmo de começarem as festividades, já SE comentava que a festa seria um fracasso, pois o gestor da cidade não teria providenciado atrações musicais de peso para abrilhantar a sua parte profana. De outra banda, choviam postagens e comentários diversos, nas redes sociais, acerca do sucesso que seria a festa de São Sebastião, padroeiro de Bonito, cidade que fica localizada aqui pertinho de nós, onde termina a Mata Sul e começa o nosso tão sofrido Agreste, castigado pela seca dos últimos quatro anos. E, ao que tudo indica, a festa em Bonito foi mesmo um sucesso, com a sua atração principal, o cantor Wesley Safadão. Enquanto em Taquaritinga do Norte, apresentava-se o nosso Bardigão, acompanhado de sua banda de forró pé de serra e de sua "indefectível" cabaça! Críticas choveram sobre o gestor de Taquaritinga do Norte e, em contrapartida, os elogios ao gestor de bonito foram inversa e equivalentemente proporcionais!
Discussões à parte fiquei a matutar um pouco e cheguei à conclusão, depois de indagar aos meus botões, quem mereceria receber o título de melhor gestor neste quesito, e eles, no seu silencio obsequioso e sábio me responderam: nenhum dos dois!
De fato, soa escandaloso que um gestor público de uma cidade de porte médio, como Bonito, possa retirar dos cofres públicos uma quantia significativa para contratar um cantor de "forró de fuleiragem", no dizer de Teles, para que cante durante uma ou duas horas numa noite de festa e saia, logo em seguida, com as burras cheias de dinheiro, rindo da cara dos bestas! E não é à toa! Para quem não sabe, o referido cantor, no caso o Wesley Safadão, que é sucesso absoluto nas paradas - não para mim, que não gosto desse tipo de música - cobra em média, por cada apresentação, a vultosa quantia de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), vejam vocês! Esse dinheiro, certamente fará falta na hora em que o município tiver que fazer frente a despesas com seus funcionários, professores dentre eles, , a compra de merenda escolar para as crianças das escolas e até medicamentos para os doentes e, é por isto mesmo, reafirmo que procedimentos dessa natureza soam, além de injustos, escandalosos!
Por outra parte, para mim seria bem mais compreensível e elogiosa a atitude do gestor de Taquaritinga do Norte, contratando Bardigão e outros valores de nossa terra, para abrilhantar as festividades do nosso Padroeiro, já que, fazendo uso de uma linguagem popular, santo não precisa de festa, mas sim, de reza. Seria. Isto porque, se em Bonito "sobra" dinheiro, a ponto do gestor daquela cidade se dar ao luxo de contratar o cantor Wesley Safadão, aqui na nossa Dália da Serra a Prefeitura não tem, sequer, verba para pagar em dia os vencimentos dos servidores públicos, a exemplo daqueles que trabalham no hospital, que, continuam com os seus salários atrasados, fruto de uma gestão ineficaz e incompetente, esta é a grande verdade. Aliás, dentre as preces levantadas a Santo Amaro, certamente os nossos conterrâneos pediram a proteção do santo, para não adoecer e ter que bater às portas do Hospital Severino Pereira da Silva, pois talvez não sairiam de lá com vida, o que é deveras lamentável. E, no frigir dos ovos, quem paga o pato, ou melhor, a conta, é o povo. Nota zero para os dois!

*DR. PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, ex-Procurador Federal, e atualmente exerce a advocacia.

Um comentário:

  1. Também acho não so como gestor de taquaritinga sua total incapacidade de administração como igualitário ao gestor de bonito em deixar a prioridade publica para promoção de uma festa com grandes talentos artístico e a mecer toda população de bonito por uma falta de administração mas coerente nota zero . Elisvaldo arnobio

    ResponderExcluir