Em respeito aos cidadãos que estão cada vez mais incomodados com o
excesso do material de campanha que tem tomado as ruas do Recife e Região
Metropolitana, os candidatos da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando
Monteiro (governador), Paulo Rubem (vice) e João Paulo (senador) decidiram
retirar todas as peças publicitárias em cavaletes e em bandeiras com bases fixas
na RMR.
A campanha de Armando e João Paulo também vai limitar o uso de carros de
som durante a semana. Os candidatos buscam estabelecer um novo padrão de
comunicação na campanha eleitoral, priorizando a apresentação de propostas em
contraponto ao grande volume de material exposto nas ruas, que geram poluição
visual e sonora, além de transtornos à mobilidade. A decisão está em
consonância com o desejo de uma campanha limpa no Estado.
A decisão foi anunciada por Armando, Paulo Rubem e João Paulo nesta
segunda-feira (21). "Um bom governo começa com uma campanha limpa",
assinalou Armando. Na semana passada, a coligação Pernambuco Vai Mais Longe
propôs um acordo com a Frente Popular, do candidato Paulo Câmara (PSB), para
respeitar as pessoas, mudando o material publicitário no Recife e na Região
Metropolitana. Porém, a sugestão foi rejeitada veementemente pelo socialista e
seus aliados.
Agora, no lugar dos cavaletes e bandeiras com bases fixas, a chapa de
Armando e João Paulo vai utilizar meios com mais mobilidade, plasticidade e
criatividade, de modo a interferir menos no cotidiano das pessoas. O novo
material vai ganhar as ruas nos próximos dias. Quanto aos carros de som, a
coligação vai limitar o uso da propaganda das 8h às 18h, de segunda a
sexta-feira, e nos fins de semana, das 10h às 17h. A legislação atual permite a
circulação de carro de som das 7h às 22h. A medida vai reduzir a execução do
material sonoro em 41 horas semanais, gerando mais conforto à população. Os
carros também circularão com um volume abaixo do já estabelecido pela
legislação eleitoral.
"De forma unilateral, estamos assumindo essa decisão de sairmos das
calçadas na Região Metropolitana e vamos passar a utilizar um novo padrão de
publicidade, com a utilização de meios muito mais corretos do ponto de vista do
respeito à cidadania, com fórmulas criativas, mais mobilidade e com uma
publicidade que vai além do padrão convencional para comunicar o conteúdo de
propostas da coligação", detalhou Armando Monteiro. O material já foi
retirado das ruas.
Para João Paulo, a decisão estratégica é um marco significativo nas
campanhas eleitorais e vai ser uma referência nacional a partir de agora.
"Esta decisão passa a ser um novo patamar para a comunicação política,
principalmente nos grandes centros do Brasil. É uma atitude corajosa, de quem
aposta no novo e, acima de tudo, está em consonância com a sensibilidade da
nossa população", refletiu o candidato a senador.
Paulo Rubem, candidato a vice, lembrou que o
conteúdo do novo material publicitário vai estar conectado com os levantamentos
realizados durante as plenárias do projeto Pernambuco 14. O programa mobilizou
mais de 26 mil pessoas e coletou mais de 5 mil propostas, em 14 reuniões em
todas as regiões do Estado. "Queremos intensificar a comunicação em função
do conteúdo e das propostas de campanha. Com esse conteúdo, vamos ocupar as
ruas mostrando as propostas, de forma mais plástica, móvel", enalteceu o
pedetista. (Crédito da foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação)
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