quarta-feira, 2 de julho de 2014

CULTURA: Festival Curta Taquary abre inscrições de vídeos para a sétima edição

Brasileiros ou radicados no país podem concorrer às premiações. Além de competições, evento terá exibição internacional.

A sétima edição do Festival Curta Taquary está marcada para ocorrer de 24 a 28 de novembro deste ano em Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano. O evento dispõe de três mostras com premiações: Primeiros Passos (estreantes), Dálias da Serra (participantes de oficinas) e Competitiva Nacional. As inscrições iniciam nesta terça-feira (1º) e seguem até o primeiro dia de agosto, de forma gratuita.
A concorrência é destinada somente a brasileiros e realizadores e/ou produtores radicados no país há mais de dois anos. Interessados devem ler o regulamento e se inscrever neste link. Depois dos cadastros, os vídeos que não forem pré-selecionados podem participar de ações paralelas ao Curta Taquary. No evento, as seletivas Primeiros Passos e Competitiva Nacional terão os seguintes prêmios: Curta Metragem, Direção, Roteiro, Direção de Fotografia, Edição, Ator, Atriz, Direção de Arte, Som, e Trilha Sonora. A seletiva Dálias da Serra também terá tais prêmios, exceto os de Som, Trilha Sonora e Direção de Arte.
Na última edição, participaram 3.464 espectadores. Segundo a organização, eles escolheram o vídeo "O que tenho, lembro", de Raphael Barbosa, como o Melhor Curta Metragem dentre todos os inseridos nas competições. A mesma votação deve ocorrer na edição que é organizada. Os demais premiados do último ano podem ser conferidos no Blog oficial do Curta Taquary.
Na última edição, 407 vídeos foram inscritos e 205 destes foram exibidos nas competições. Alexandre Soares, diretor do festival, afirma que o Curta Taquary é "a principal janela de exibição de curtas-metragens do Brasil. Temos muitos festivais no país, mas de longas e curtas, e esses acabam ficando em segundo plano".
Além daquelas mostras, o público terá acesso a outras ações. Entre elas, as exibições de curtas-metragens vindos de países como Chile, Colômbia, Uruguai, França, República Dominicana, México e Argentina, ainda segundo Alexandre Soares. Também é preparado um seminário que contará com participação de diretores latinoamericanos.

E, desde a quinta edição, o Curta Taquary celebra personalidades cinematográficas. Já receberam os louros do festival os atores Zé Dumont, Zezita Matos e Prazeres Barbosa, o cineasta José Mojica Marins (Zé do Caixão) e Jean-Claude Bernardet, professor emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Os homenageados deste ano não foram divulgados por enquanto. Alexandre Soares conta que, desde a criação, 14 mil pessoas passaram pelo evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário