sexta-feira, 13 de novembro de 2015

PRESSÃO: Índios Kapinawás invadem Secretaria de Obras e reivindicam melhorias

BUÍQUE: A rotina da pacata cidade de Buíque, no agreste pernambucano, foi quebrada na manhã de quinta-feira (12) com a invasão de um agrupo de aproximadamente 500 índios, membros das 28 aldeias da etnia Kapinawá, a Secretaria de Obras do município, onde os mesmos reivindicavam melhorias na estrada de acesso ao Vale do Catimbau e outras estradas vicinais e também cobraram do executivo municipal várias ações prometidas em campanha e que até o presente momento não foram cumpridas como a limpeza de alguns açudes e barragens e outras benfeitorias em prol da comunidade indígena. Entoando cantos tribais e portando armas típicas da tribo, a invasão se deu em clima de não entra e não saí ninguém, ocasião onde os índios comandados pelo cacique Robério, invadiram a Secretaria e só desocuparam o prédio após a Prefeitura, sob forte pressão, liberar a motoniveladora Patrol, uma retroescavadeira e uma caçamba que seguiram para a aldeia, após uma intensa comemoração dos Kapinawá  que desfilaram pelas principais ruas da cidade sob os aplausos da população que foi solidária aos pleitos da tribo.
 
 
 
 
O protesto foi o segundo em menos de 10 dias e no anterior os índios bloquearam a PE 270 e seguiram para a prefeitura onde não encontraram ninguém para atender suas reivindicações. Para Preto Kapinawá, uma das lideranças indígenas de Buíque (FOTO ACIMA), os índios tem que continuar de forma ordeira e pacífica cobrando os seus direitos e melhorias para toda a comunidade. 
Nós sabemos que a obrigação da Prefeitura é recuperar as nossas estradas, até porque o Governo Federal mandou máquinas para isso. É vergonhoso para o prefeito que seja preciso fazermos essa mobilização para que só na base da pressão, ele se lembre da etnia Kapinawá, que só foi lembrada por ele quando precisou dos votos de nosso povo pra se eleger”, declarou Preto.
 
 
 
 
 
Os índios também cobraram do executivo municipal a conclusão das obras de asfaltamento ligando a cidade ao Catimbau prometidas durante a última campanha pelo atual governador Paulo Câmara, que se encontram paralisadas. (FONTE: Blog do Elisberto Costa / FOTOS: Adauto Nilo, Laelson Bonny e Elisberto Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário