terça-feira, 3 de setembro de 2013

#Taquaritinga | Shows, oficinas e espetáculos vão animar 14ª Festa das Dálias

Pelo palco Nação Cultural passarão nomes como José Augusto e The Fevers. Foto: Costa Neto
De 10 a 15 de setembro, o Festival Pernambuco Nação Cultural vai dar continuidade à sua trajetória de descentralização de investimentos e fomento da cultura em todos os cantos do Estado. A próxima parada é a 14ª Festa das Dálias, festejo tradicional de Taquaritinga do Norte que, a cada edição, acolhe melhor os turistas e moradores do agreste setentrional.
Conhecida como “Dália da Serra”, a cidade enfeita-se neste período para receber um vasto leque de opções culturais gratuitas como grandes shows, mostra de cinema itinerante, encontros literários, apresentações de cultura popular, teatro, circo, além de oficinas e seminários.
O Festival Pernambuco Nação Cultural é uma realização do Governo do Estado, através da Secult-PE e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Taquaritinga do Norte. De acordo com o coordenador geral do evento, Leo Antunes, “além de possibilitar a circulação dos artistas e a difusão das mais diversas linguagens culturais, o FPNC ajuda também a consolidar calendários festivos dos municípios, aquecendo o turismo e a economia local”.
Palco Nação Cultural
A Praça Otto Sailer, bem no centro de Taquaritinga, vai abrigar novamente o palco Nação Cultural. Na quinta-feira (12), a programação de shows será aberta por Ronaldo Aboiador, cantor e compositor pernambucano com mais de 25 anos de carreira. Na sequência, o público vai poder conferir, pela primeira vez na cidade, toda a beleza do universo poético e musical de Renata Rosa. Cantora, compositora e rabequeira, Renata encanta com a voz potente, com os ritmos e elementos da cultura popular que lhe servem de inspiração. Não à toa, é atualmente uma das vozes brasileiras mais elogiadas em todo o mundo, com mais de 180 apresentações apenas na Europa. O Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério encerram a primeira noite de shows.

Destaque da cena musical contemporânea, a cantora Renata Rosa é atração da quinta-feira (12). Foto: Divulgação
Públicos de todas as idades vão curtir as apresentações musicais de sexta-feira (13). A partir das 22h, sobe ao palco um dos destaques da cena contemporânea de Pernambuco, o cantor e percussionista Sérgio Cassiano. Ex-integrante da banda Mestre Ambrósio, Sérgio vai apresentar no festival as canções de “Água”, segundo disco de sua carreira solo e mais um produto incentivado pelo Funcultura. Em seguida, aOrquestra Requinte anima a noite que promete ser inesquecível para os fãs da jovem guarda, pois quem encerra o palco Nação Cultural nessa noite é o grupo The Fevers, um dos grandes nomes do movimento.
Todo o romantismo de José Augusto encerra a programação de shows no sábado (14). Foto: Pri Buhr
Atração mais aguardada do sábado (14), o cantor José Augusto promete emocionar Taquaritinga com o repertório da turnê “Na Estrada”, que mistura novas canções do artista com as músicas já consagradas pelo público, como Aguenta Coração, Fui Eu e Amantes. O romantismo de Tarcys Andrade e o Forró do Bardigão completam a última noite de shows do FPNC.
Cinema a céu aberto
Com uma mostra especial de curtas metragens, o Cinema na Estrada vai chegar aos distritos de Pão de Açúcar e Gravatá de Ibiapina. Na programação, filmes produzidos em Pernambuco, Alagoas, Goiás e São Paulo que se destacaram na última edição do 6° Festival de Cinema de Triunfo. Na quarta-feira (11), a partir das 19h, também haverá exibição gratuita na Praça Otto Sailer, no centro da cidade.
Circo e Teatro para infância
De 12 a 14/09, sempre às 17h, grupos cênicos de Recife e Olinda vão apresentar em Taquaritinga espetáculos de circo e teatro para infância. Na quinta-feira, a Caravana Tapioca encena O Circo de Lampezão e Maria Botina. Na sexta, o público infantil é o convidado especial da peça Assim me Contaram, Assim vou Contando…, da olindense Gota Serena Produções e Eventos. O encerramento da mostra de artes cênicas será no sábado com Los Mascates Excêntricos, montagem circense do Circo da Trindade. Todos os espetáculos são gratuitos e vão ocupar o Salão Paroquial Padre Otto Sailer.
Formação Cultural
Oficinas gratuitas, um encontro de cineclubes e um seminário sobre leitura e bibliotecas compõem a grade de formação cultural do FPNC Taquaritinga do Norte. As inscrições em cursos relacionados à fotografia, cultura popular, graffiti, cineclubismo e reciclagem podem ser feitas gratuitamente na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Cultura Popular pelas ruas
Grupos de bacamarteiros, bois e bonecos gigantes da região também têm espaço garantido na 14ª Festa das Dálias. No domingo, (15), a partir das 11h, um grande cortejo de cultura popular vai espalhar alegria pelas ruas da cidade. Mais cedo, a partir das 9h, será o coco de Zeca do Pandeiro que vai animar a feira livre do município.
Recital e encontro literário
Debater a realidade e os desafios da produção literária na região é o objetivo do Encontro de Escritores e Leitores, que acontece na sexta-feira (13), a partir das 16h, no Centro Comercial de Taquaritinga. O momento de escuta vai nortear ações e políticas que visam o fortalecimento do setor em todo o estado. Integrando ainda a programação literária do festival, também na sexta-feira, às 19h30, um recital poético aberto ao público vai contar com a participação dos escritores Jussara Salazar, Américo Furtunato, Meca Moreno, Dimas Santos e Maciel França.
Encontro de Filarmônicas
Rica tradição do interior pernambucano, as bandas filarmônicas resistem como importantes unidades de formação musical da nossa gente. No domingo (15), um encontro no coreto da cidade vai reunir a Orquestra Dom Luiz e a Orquestra Filarmônica de Orobó, a partir das 13h. (Fonte FUNDARPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário