sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Casal do PCC é preso em Caruaru

 
Através de investigações do Cabo e do Soldado do NIA (Núcleo de Inteligência do Agreste), o efetivo do GOPH 01 do Sargento McCartney e soldados Santos Silva e Freire, com o apoio da Patrulha do Alto do Moura dos soldados Carlison e Quitéria, prenderam no final da tarde desta quinta-feira (05), o casal, Elizângela Maria da Silva Romão, 33 anos e Antonio Luiz da Silva, de 36 anos, residentes no sítio Taquara de Baixo, no bairro Alto do Moura e que estavam sendo procurados pela justiça do Estado do Mato Grosso do Sul.
Elizângela, responde pelo crime de tráfico de drogas, enquanto que o marido responde por assalto e segundo eles estavam morando em Caruaru há 4 anos, onde estavam sobrevivendo vendendo cestas básicas.

De acordo com a polícia, o casal confessou já ter integrado o PCC (Primeiro Comando da Capital), organização criminosa paulistana, criada supostamente com o objetivo manifesto de defender os direitos de pessoas encarceradas no país. Que surgiu no início da década de 1990 no Centro de Reabilitação Penitenciária de Taubaté, local que acolhia prisioneiros transferidos por serem considerados de alta periculosidade pelas autoridades. A organização também é identificada pelos números 15.3.3; a letra "P" era a 15ª letra do alfabeto português 1 e a letra "C" é a terceira.
 
Hoje a organização é comandada por presos e foragidos principalmente no estado de São Paulo. Vários ex-líderes estão presos (como o criminoso Marcos Willians Herbas Camacho, vulgo Marcola, que atualmente cumpre sentença de 44 anos, principalmente por assalto a bancos, no Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes e ainda tem respeito e poder na facção). O PCC conta com vários integrantes, que financiam ações ilegais em São Paulo e em outros estados do país.
 
Segundo a polícia, Elizângela era uma das líderes na facção criminosa e seu papel era cuidar das esposas dos criminosos presos e o seu marido era um integrante sem muito prestígio dentro de grupo criminoso, mas os mesmos disseram aos policiais que quiseram sair, foram excluídos da facção criminosa e estão marcados para morrer.
O casal foi apresentado no plantão da Delegacia Regional, sob o comando do delegado Dr. Eduardo Sunaga, de onde serão encaminhados, ele a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em, Caruaru e ela para a Colônia Penal Feminina de Buíque. Com a prisão deste casal, a polícia acredita que haja uma ramificação do PCC em Caruaru, agindo principalmente no tráfico de drogas. (Por Adielson Galvão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário