terça-feira, 15 de outubro de 2013

ARTIGO: UM TIRO NA DEMOCRACIA!

*Paulo Lima

Eu queria começar este texto  falando sobre boas notícias, mas infelizmente não posso, diante da grave e odiosa violência cometida no dia de ontem contra uma de nossas instituições, responsável maior pela manutenção da democracia e pela preservação do Estado Democrático de Direito. Refiro-me ao inaceitável e cruel assassinato do jovem Promotor de Justiça THIAGO FARIA, às portas da cidade de Itaíba, no Agreste Meridional de nosso Estado de Pernambuco, onde o mesmo exercia a sua nobre função.
Eu não quero e não vou discutir a motivação desse crime bárbaro, pois não me cabe e nem tenho a mínima ideia de qual seja. Isso cabe à polícia. O que não se pode aceitar, no entanto, é que ainda seja possível, nos dias de hoje, o cometimento de crimes desta natureza. E, talvez, você que me lê neste momento esteja a se perguntar: e qual é o crime aceitável? Respondo: nenhum!
Entretanto, quando se atinge de morte um Promotor de Justiça, um Juiz, um Procurador ou mesmo um Advogado, o tiro atinge não somente a pessoa mas, e principalmente, atira-se contra a democracia, contra o Estado Democrático de Direito, pois estes agentes são, em última instância, os responsáveis diretos pela manutenção do regime democrático numa sociedade. E sabemos nós que somente se pode falar em democracia com o pleno funcionamento de nossas instituições. E no entanto, quando vemos no momento atual alguns bandidos tirar a vida de um dos maiores representantes da sociedade civil, sem muitas dificuldades, como no caso em discussão, começamos  a sentir o quanto ainda é frágil a nossa democracia!
Não faz muito tempo, em 2005, um outro Promotor de Justiça, ROSSINI ALVES COUTO também foi emboscado e morto na cidade de Cupira. Naquela época chegou-se aos responsáveis direitos pelo tiro e também aos mandantes, restando apurado nas investigações que tratava-se de um esquema, descoberto pelo Promotor, que começava com a realização de convênios do prefeito de cada cidade, coincidentemente, situadas na região agreste de nosso Estado, com a União, para angariar recursos. Em seguida, fraudava-se o processo de licitação para beneficiar empresas de fachada. Essas empresas tinham ramificações nas cidades de Itaíba, Águas Belas, Manari, Tupanatinga, Lagoa dos Gatos, Agrestina, Cupira e Panelas, que possuíam à época, os piores índices de Desenvolvimento Humano do Estado. Os acusados apresentavam “notas frias” dos serviços, que não eram realizados, para compor a prestação de contas de cada município.
Mas, repiso, no caso presente não interessa o que motivou o assassinato do Promotor de Justiça THIAGO FARIA SOARES. Absolutamente não! O que interessa é que não se pode atingir de morte um Representante da nossa sociedade civil, quando no exercício de sua relevante atribuição, sem mais nem menos, pois deste modo está-se dando um tiro certeiro e atingindo de morte a própria democracia.
Agora só nos resta protestar, lamentar e cobrar de nossas próprias instituições uma resposta rápida e eficaz, para que a nossa sociedade não comece a ter o mesmo sentimento de impunidade, que perdurou durante meses após o assassinato do Promotor de Justiça, o Dr. ROSSINI ALVES COUTO. A sociedade exige e o Estado de Pernambuco tem o dever legal de atender prontamente. Aguardemos, pois.
Desde já a democracia agradece.

Um abraço a todos.

*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário