segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

CPRH apreende estoque de varas e estacas de espécies nativas em Bom Jardim

A equipe de fiscalização florestal da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) apreendeu, nesta quinta-feira (19), em Bom Jardim, no Agreste do Estado, 792 estacas de espécies nativas da caatinga e 2.250 varas de marmeleiros que estavam sendo comercializadas ilegalmente.  Todo o material foi encaminhado à Prefeitura de Taquaritinga do Norte, também no Agreste, para futura utilização em um parque municipal e em uma ação de restauração de uma área de mata da cidade que sofreu queimadas em dezembro do ano passado.
O valor estimado do material apreendido, em estabelecimento comercial próximo ao trevo da entrada de Bom Jardim, é de R$ 10 mil. Sem a documentação pertinente para comercialização - o Documento de Origem Florestal (DOF) -, a carga foi apreendida. As estacas nativas eram das espécies catingueira, jurema preta, angico de caroço e angico liso.
Até que o termo de doação seja assinado, em breve, a Prefeitura de Taquaritinga ficará como fiel depositário dos produtos. A intenção é que, após a doação, as estacas sejam usadas para cercar um parque municipal que será construído no município e que as varas de marmeleiros sejam utilizadas como tutor (vara de sustento) de mudas para restauração de área da mata que sofreu queimadas em dezembro. 
A equipe do setor florestal da CPRH foi a Bom Jardim, nesta quinta, quantificar uma área que sofreu desmatamento. Na volta, ao passar pela entrada do município, verificou a grande quantidade de varas de marmeleiro e de estacas nativas da caatinga, passando então a outra ação, esta de fiscalização, tendo constatado assim a venda ilegal. (FONTE:Divulgação/CPRH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário