sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O IMPEACHMENT DO PAPA!

*Dr. Paulo Lima

Era só o que faltava; agora não falta mais nada, resmungava inconformado “seu Quincas”, andando de um lado a outro da esquina das ruas Dr. Emídio Cavalcanti e General Dantas Barreto, pertinho da nossa Matriz de São José. Para quem não sabe, na esquina destas ruas, na cidade de Vertentes, nossa terrinha, fica o “point”, no dizer de RENATO ALMEIDA, onde os amigos se encontram invariavelmente, dia sim, outro também, para trocarem ideias e falar “bem” da vida dos outros. Que o diga o nosso amigo Djalma, apelidado carinhosamente de “todo duro”, frequentador assíduo daquela esquina. Aliás, este que vos escreve já recebeu este apelido carinhoso, certa ocasião, em anos pretéritos. É que tive uma crise de coluna tão da “gota serena” que passei mais de seis meses andando duro e empinado - tal qual recruta de quartel quando dá de cara com o coronel nos corredores da caserna - que um colega de Procuradoria, “safado” que só ele, resolveu me dar este apelido. Ainda bem que não pegou, pois fiz uma cirurgia espiritual e recuperei a saúde e a postura. Mas, esta é outra estória que fica prá depois.
Para quem não lembra, “seu Quincas” viajou para São Paulo, há alguns meses, só retornando esta semana e por isto mesmo a gente não tinha tido mais notícias dele, mas, tão logo chegou voltou ao “batente”, reclamando que só ele. O motivo agora é o nosso Papa Francisco. “Seu Quincas”, apesar de católico fervoroso, não é carola, nem tampouco fundamentalista religioso (eita, como eu gosto de polemizar), como certas correntes dentro da Igreja Católica, a exemplo dos chamados carismáticos.
Pois bem, antes de voltar à terrinha, como sempre faz, “seu Quincas” foi à Catedral da Sé, em São Paulo, agradecer a São José, padroeiro de nossa cidade, pelas graças alcançadas e pedir a sua proteção no seu retorno a nossa cidade.
Ao se aproximar da entrada, deu de cara com três carolas a cochicharem debaixo de uma palmeira. Curioso que só ele, “seu Quincas” fingiu que seguia em frente e voltou pé ante- pé, para ouvir a conversa, quando uma delas falou que, se o Papa Francisco continuasse com essas idéias de comunista, ia terminar sofrendo um impeachment!
Seu Quincas não teve duvidas: ao ouvir aquela heresia deu um pulo feito um gato do mato na frente das carolas e gritou: Que conversa é essa?!  As coitadas tiveram um susto tão grande que saíram correndo pela alameda que dá acesso à catedral, que nem bala as alcançava! É que “seu Quincas já estava de “saco cheio” de ouvir os coxinhas paulistas falando em impeachment da Presidente Dilma, e não se conteve. Na verdade, as carolas estavam reclamando baixinho, das atitudes inovadoras e benéficas do Papa Francisco, a exemplo da aproximação com a Igreja Ortodoxa, em sua recente visita a Istambul, na Turquia, quando, junto ao Patriarca, rezaram em prol da reunificação das duas correntes cristãs, separadas há quase mil anos. Certamente elas já estavam sabendo que o Papa Francisco foi o intermediador das conversações entre os Estados Unidos e Cuba, que findaram em sucesso absoluto, eis que pôs fim a um rompimento das relações diplomáticas entre os dois países, ocorrido há mais de cinquenta anos!
 “Só falta agora chamarem o Papa Francisco de comunista!”, resmungou “seu Quincas”. Neste ínterim, o pessoal da esquina, que já conhece muito bem o temperamento dele, achou melhor mudar de assunto para não contrariá-lo e voltou a falar da vida alheia...


*Dr. Paulo Lima é Advogado e atualmente exerce o cargo de Procurador Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário