sexta-feira, 25 de setembro de 2015

EU NÃO SEI FALAR INGLÊS

*Dr. Paulo Lima

É isso mesmo. Eu não sei falar inglês e, para ser bem franco, nunca tive nenhum problema em admitir isto. Para algumas pessoas talvez isso soe como uma blasfêmia, mas, confesse cândida e sinceramente que tal fato nunca foi problema para mim. O grande problema, este sim, é que nunca consegui falar a minha língua pátria como gostaria, correta e fluentemente, muito embora, ao longo de minha vida sempre tenha me esforçado em alcançar tal intento. Hoje, já bem perto da velhice vejo que nem isto tem tanta importância assim. É engraçado como a vida nos traz ensinamentos!
Lembro que ao iniciar o ginasial, lá pelos idos de 1970, em minha cidade, Vertentes, o que mais aterrorizava a gente era se deparar com essa língua estrangeira, já que só tinha oportunidade de ouvi-la vez ou outra, num final de semana, quando ia com meu pai ao cinema. Sinceramente, não sei como consegui concluir o curso ginasial (hoje, salvo engano, o ensino fundamental), mas o fato é que nunca precisei desse idioma, que alguns ainda acham de fundamental importância para conseguir alcançar o sucesso na vida e hoje, com sucesso ou sem ele (refiro-me ao sucesso) dele não preciso mais.
Sinceramente, quando jovem - e creio que a maioria dos jovens ainda tem esse sonho - sonhava em conhecer os States (Eita, acabei de falar inglês) e, claro, para isso nos diziam que era preciso que a pessoa falasse fluentemente o inglês, pois, caso contrário talvez nem conseguisse adentrar naquela maravilha de País. É que, não sabendo se expressar na língua dos ianques o viajante incauto correria o sério risco de ser confundido com um latino, ou pior, com um árabe mulçumano! Aí seria fatal: não poderia ultrapassar as portas do aeroporto de Miami, sendo colocado no avião, retonando imediatamente ao lugar onde iniciou a inexitosa viagem. Já pensaram que desgraça na vida de uma pessoa!?
Quando criança, apareceu em minha cidade um americano, por nome David. Não sei bem o que ele foi fazer lá. Vivíamos por volta de 1962/63, quando os Estados Unidos estavam fomentando o golpe militar em nosso País e a maioria das cidades eram visitadas por essas pessoas, que faziam parte da chamada "Aliança para o Progresso", um movimento de natureza político-ideológico, cujo objetivo era integrar os países da América nos aspectos político, econômico, social e cultural frente à "ameaça soviética", vista como a possibilidade de implantação de um regime comunista no nosso continente. E Cuba estava ali, bem às portas de Miami... Soube, tempos depois, que o tal americano havia morrido na guerra do Vietnam.
Os anos foram passando, as guerras foram se sucedendo, Afeganistão, Iraque, Iran, Líbia, Síria e, cada vez mais, tive essa certeza, de que nunca precisaria pisar em solo americano, principalmente depois de tantas guerras, fomentadas por aquele País.     
Hoje guardo comigo a certeza e até uma certa tranquilidade de que nunca conhecerei aquele País e de repente sinto até uma sensação alegre, um sentimento de paz, não sei bem...
E se nunca irei cruzar as portas dos States, para que mesmo preciso falar inglês? Prefiro continuar com o meu mal-ajambrado português. E não é que rimou? A propósito, ano que vem, finalmente vou prá Cuba!
Abraços a todos.


*DR. PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, ex-Procurador Federal, e atualmente exerce a advocacia. 

2 comentários:

  1. meu nome é Annie Watson eu quero testemunhar sobre um grande lançador de magias que me ajudar a lançar um feitiço que trazer de volta para o meu ex-namorado, sem qualquer atraso. Eu terminei com meu ex com apenas pequeno mal-entendido esperando que vai voltar em breve, mas as coisas foram piorando até que entrei em contato com o Dr. Black, que me ajude com seus poderes históricos para trazê-lo de volta, nunca acreditei em um lançador de magias até que eu venha através Dr preto Bem, será de grande pecado se eu deveria sair daqui sem deixar cair o contato deste grande lançador de magias, no caso de você precisar da ajuda de este grande lançador de magias que você pode contatá-lo através de seu e-mail: Blackspiritualtemple @ gmail. com uma vez que você entrar em contato com ele todos os seus problemas serão mais de, mais uma vez eu digo muito grande obrigado a você, senhor por me ajudar a recuperar o meu ex-costas, e por favor, senhor manter seus bons trabalhos e provocar as pessoas precisam de sua ajuda para sua lives.once mais entre em contato com ele em seu e-mail agora. Blackspiritualtemple@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Minha esposa tem sofrido de câncer de tireóide, que foi confirmado para ser o estágio quatro, o médico me disse que havia pouco que pudesse fazer, já que ela não estava respondendo ao tratamento, mas um amigo meu veio em nosso socorro pedindo este óleo de cannabis Shakes lança que ele disse tem ajudado alguns pacientes luta contra o câncer de vários tipos por isso decidimos dar-lhe uma chance, até agora minha esposa está melhorando perfeitamente muito bem e atualmente ela pode andar ao redor da casa sozinha. Senti sua necessário i deixar que os outros que estão sofrendo com esta doença aguda que uma vez que você tem um bom óleo de cannabis que pode realmente dar uma uma segunda chance som de vida. de
    chance de se acontecer de você estar na necessidade de este cannabis óleo que você pode entrar em contato DR AKHERE que forneceu eu e minha esposa com este e-mail: akheretemple@gmail.com

    HE corrigir os seguintes problemas PARA TODOS
    Em todo o mundo ON:
    1. Começar seu amante ou marido de volta
    2. prova de balas Espiritual
    3. Formação
    Feitiço 4. Dinheiro
    5. feitiço Longa vida
    6. feitiço Prosperidade
    Feitiço 7. Protecção
    8. Obter um feitiço trabalho
    9. Tornando-se um feitiço gerente
    10. Obter um empréstimo enorme, sem pagar qualquer taxa de feitiço
    11. Obtendo o seu dinheiro de volta embuste
    Feitiço
    12. Criança Feitiço
    13. Gravidez Feitiço
    14. Liberdade Feitiço
    15. Amor
    16, feitiço de desaparecimento
    17. feitiço humano Invisible
    18. O sucesso ou o feitiço passe
    Feitiço 19. Casamento
    20. feitiço Avenging Feitiço
    21. popularidade Feitiço
    22. Killing Feitiço
    23. Câncer
    24. feitiço poder Supernatural
    25. feitiço Loucura
    26. casa Livre período de empréstimo
    27. feitiço Produção de filmes e filme
    28. Hiv / feitiço ajudas Feitiço
    29. Tuberculose
    30. perder peso e corpo feitiço

    entre em contato comigo de qualquer um destes problemas como eu tenho solução para tudo ... MEU endereço de email é: akheretemple@gmail.com

    --


    ResponderExcluir