sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Saudades do Circuito do Frio!

O frio que é marca registrada dos meses de julho e agosto sempre vem recheado de um ingrediente a mais na Dália da Serra: a tradicional Festa das Dálias, evento que movimenta toda a cadeia produtiva do turismo e da cultura e torna Taquaritinga do Norte uma das vitrines do panorama cultural pernambucano na estação mais fria do ano, cumprindo o seu papel de atrair turistas e gerar divisas para o município e para o agreste pernambucano.
Em 2000 Taquaritinga entrou no roteiro do Circuito do Frio, evento criado pelo Governo do Estado de Pernambuco que, sabiamente criou um roteiro turístico que contemplava os municípios serranos do estado prestigiando e fomentando o turismo em Garanhuns, com seu tradicional Festival de Inverno; em Triunfo, onde se valorizou a Festa do estudante; em Gravatá, a Festa da Estação; em Taquaritinga, onde foi criada a Festa das Dálias e em Pesqueira, berço da renda renascença que ganhou uma festa em sua homenagem.
Por vários anos o Circuito do Frio projetou estes municípios e atraiu a atenção de turistas e da mídia para estas 5 cidades, tornando este evento um dos maiores do gênero no Brasil e orgulho do povo Pernambucano.
Com a chegada do Governador Eduardo Campos ao poder o Circuito do Frio perdeu espaço e foi substituído pelo Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC), evento que no site da FUNDARPE conta com a seguinte descrição: “... um dos principais momentos de materialização da política pública de cultura desenvolvida pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O ciclo de ações culturais foi criado em 2008 e, desde 2011, incorporou um formato descentralizado, que busca levar cultura a cada vez mais cidades de todas as regiões pernambucanas. Shows, espetáculos de teatro e dança, mostras de cinema, encontros de cultura popular, debates literários, exposições de fotografia e design, apresentações circenses, além de oficinas e seminários integram o festival, que, só em 2012, teve 10 edições realizadas. O FPNC é uma ação de acesso totalmente gratuito, que respeita e promove as expressões culturais de cada localidade, estimulando a continuidade das tradições e o surgimento de novas expressões artísticas”...
Lindo e perfeito na teoria o FPNC na prática não é tão belo assim, especialmente para as frias cidades pernambucanas. Desde sua criação o que se tem percebido é um declínio anual de público, do nível de atrações, de escassa divulgação, enfim, um mix de erros que fadam qualquer evento ao fracasso total!
Voltando para a terrinha das Dálias é inconcebível tamanho descaso com Taquaritinga do Norte! Não se justifica nem com o mais sólido dos argumentos que um evento que tenha sua data definida em maio não tenha uma programação a 4 dias do seu início! É um absurdo e evidencia o total descaso dos que fazem a FUNDARPE e tem o poder definir com o município, embora saiba que situações semelhantes também ocorreram em municípios como Triunfo e Pesqueira! É lamentável que nesse caldeirão onde se junta omissão, descaso e incompetência hoje denominado FUNDARPE as coisas andem a passo de tartaruga e todo o ônus desta irresponsabilidade caia nas costas do poder público municipal que nada mais faz do que sediar o evento tendo que cumprir uma série de encargos que levam muitos milhares de reais dos cofres públicos!
Exponho aqui minha simples opinião na condição de cidadão da Dália da Serra, de eleitor do Governador (e futuro Presidente) Eduardo Campos, de gente do povo que acompanhou as articulações em torno deste evento desde maio e viu que todo o esforço da Prefeitura e da Secretaria municipal de Turismo foi de nada a canto nenhum. Só lamento que enquanto o Estado e o Governador se destacam nacionalmente a FUNDARPE entre na contramão deste desenvolvimento com atitudes desta natureza que a única coisa que provocam é prejuízo e “orgasmos gélidos” na turma do quanto pior melhor!
Finalizo aqui fazendo um apelo: que as cidades integrantes do Circuito do Frio tenham uma maior atenção no próximo ano e que este Circuito integre o FPNC com um espaço de destaque até porque cultura prá dar e vender temos em todo o Estado, agora esse friozinho gostoso é um privilégio de poucas, e que estas poucas recebam do poder público estadual a atenção que bem merecem. Atenção FUNDARPE: não mate o Circuito do frio! Um caloroso abraço a todos e nos encontraremos na Dália da Serra! (Por Elisberto Costa, Jornalista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário