domingo, 11 de agosto de 2013

Estamos chegando. . .

A paixão por novos desafios tem movimentado a humanidade desde seus primórdios e o desejo de passar as conquistas e relatar as vivências sempre desafiou a criatividade humana desde a pré-história onde cenas do cotidiano eram deixadas para as gerações futuras através de pinturas rústicas em cavernas.
Porém foi somente na antiga Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada por volta de 4000 A.C, através dos sumérios que desenvolveram a escrita cuneiforme retratada em placas de barro, onde eram colocados os escritos e praticamente na mesma época, os egípcios antigos também desenvolveram a escrita similar em duas formas: a demótica (mais simplificada) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos), formas que eram expressas nas paredes internas das pirâmides que eram repletas de textos que falavam sobre a vida dos faraós, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamada papiro, que era produzida a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para escrever. 
Já na Roma Antiga, no alfabeto romano havia somente letras maiúsculas. Contudo, na época em que estas começaram a ser escritas nos pergaminhos, com auxílio de hastes de bambu ou penas de patos e outras aves, ocorreu uma modificação em sua forma original e, posteriormente, criou-se um novo estilo de escrita denominado uncial. O novo estilo resistiu até o século VIII e foi utilizado na escritura de Bíblias lindamente escritas.
Diante da necessidade de transmitir conhecimentos surgiu a imprensa, termo derivado da prensa móvel, processo gráfico aperfeiçoado por Johannes Guttenberg no século XV e que, a partir do século XVIII, foi usado para imprimir jornais, então os únicos veículos jornalísticos existentes. De meados do século XX em diante, os jornais passaram a ser também radiodifundidos e teledifundidos (radiojornal e telejornal) e, com o advento da Internet vieram também os jornais online tão populares nos dias atuais.
Num mundo atual as informações são produzidas em abundância e através dos mais diferenciados veículos e das mais modernas tecnologias os Blogs, que são sites cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos de artigos ou posts, tem um papel de essencial importância.
Diante do interesse despertado por esta importante ferramenta, me senti atraído a ter um espaço livre, democrático e participativo onde pudesse expor pontos de vista, notícias, curiosidades, fatos da região e outros assuntos a exemplo de vários colegas jornalistas que vem usando a rede mundial de computadores para prestar um importante serviço à população.
Encaro esta missão como mais um grande desafio! Estamos montando uma equipe e queremos, juntamente com vocês, contribuir com o debate para a formação de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária. O Blog do Elisberto Costa nasce com o desafio de levar para o povo o que o povo que ler, quer ver e vamos procurar trabalhar um contexto universal numa temática regional, abordando os temas mais variados e sempre tendo o compromisso com a verdade, doa a quem doer, incomode a quem incomodar! Um forte abraço a todos! 
(Elisberto Costa / Editor) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário