domingo, 11 de agosto de 2013

INTERNACIONAL: Ossadas de "Vampiros" são encontradas na Polônia!

POLÔNIA: Arqueólogos encontraram no Sul da Polônia o que parece ser uma cova de vampiros: Sete esqueletos com crânios enterrados entre as pernas foram descobertos durante obras da construção de uma estrada em Gliwice, na Polônia. Baseado na forma com que os corpos foram enterrados, o grupo diz que as tumbas pertenceriam a pessoas que foram consideradas "vampiras", pois, durante a Idade Média, acreditava-se que decapitar os vampiros os impediria de voltar à vida.
Num passado bem distante da série “Crepúsculo”, qualquer pessoa acusada de ser vampiro enfrentava um destino sombrio. Até porque a definição de vampiro na Idade Média era bastante ampla, incluindo pessoas que respeitavam antigos costumes pagãos ou colocavam alimentos nas sepulturas dos parentes mortos. E sob este rótulo, os considerados vampiros tinham uma execução rápida: às vezes eram decapitados ou pendurados numa forca até a decomposição, ato que também resultava na separação da cabeça do corpo. Nos dois casos, a cabeça era então colocada sobre as pernas do morto, na esperança de dificultar a saída do “vampiro” da sepultura.
Quanto ao período a que remetem os esqueletos, não há realmente um consenso. “É muito difícil dizer quando esses enterros foram levados a cabo”, disse o arqueólogo responsável pelo sítio, Jacek Piezak, em entrevista a um jornal local. De acordo com as indicações, acredita-se que os esqueletos remetem ao século 16. . Entretanto, os estudiosos acreditam que os esqueletos encontrados ali podem também ser de pessoas mortas em um cadafalso que havia no local. Nesse caso, a vítima era enforcada e esperava-se até que a decomposição fizesse seu trabalho, separando a cabeça do corpo.
As ossadas encontradas foram todas enterradas da mesma forma e vão agora continuar a ser investigadas. (Fonte: UOL / O GLOBO Fotos: Andrzej Grygiel, European Pressphoto Agency).

Nenhum comentário:

Postar um comentário